Já disseram os mais antigos filósofos e sábios que o princípio da dúvida era o caminho para descobertas e quem pensa logo existe. Transgredir é uma condição humana. A eterna busca de cada homem pela tão sonhada liberdade de um vôo inconseqüente baseia-se na transgressão. As ações de cada ser pensante e agente e sua necessidade de ultrapassar a si mesmo fazem-no um ser transgredido. Suas ações criativas e ousada procuram sempre por desabilitar uma condição imposta, questionando-a, tornando a Razão uma das mais belas características do ser humano. A busca ilimitada por conseguir transgredir vive no ser sonhador de cada um, sem exceções.
A transgressão de um individuo vai até onde a dou outro começa, na tênue linha chamada respeito, que, quando ultrapassada, fere a liberdade de expressão e cria a colheita da agressão. A grande questão que muitas vezes nos impede a elevação à liberdade é justamente essa: até onde existe o respeito do bem-estar alheio quando se está sintetizando o individual?
Temamos a transgressão quando ela se apresenta na forma do desejo mais profundo de ser o que realmente se é inconseqüentemente, rompendo assim todas as barreiras do bom senso, pois muitas vezes o egoísmo e ganância roubam a beleza da luta transgressora transformando-a em uma subversão maldita.
Romper limites não deve ser uma agressão a alma, pois, a muitos, tudo isso significa loucura e insensatez e até mesmo desrespeito e atentado ao pudor. Mas a verdadeira insensatez é não lutar pela mudança e pela liberdade. Mudar é uma lei da vida. Evoluir também. Transgredir é sinônimo de unir esses dois fatos e capacitar o mais forte para a sobrevivência. A necessidade de querer ser algo melhor já é não ficar estagnado. Pode ser difícil no começo, mas um dia nos acostumamos. E quando começarmos a nos acostumar já era hora de mudar de novo. O Medo é uma defesa contra perigos, porém existem milhares de receitas contra as dificuldades da vida, sendo que nenhuma delas é comprovada. E dificuldade após dificuldade, desafio após desafio são coisas que nos transformam, nos mudam, nos melhoram.
Cada ser é único e inigualável, as pessoas não devem temer a si. Os maiores exemplos e ídolos da humanidade foram os mais insanos transgressores que muitos duvidaram. Muitos mesmo.
Que cada um escolha sensatamente sua transgressão, pois não é fácil ser um belo transgredido em um mundo onde todos tem medo da ousadia, de suas vozes e seus sonhos por temer estupidamente julgamentos... Por que ainda insistimos em temer os outros? Por que ainda nos tememos?
Busquemos sempre a transgressão como uma forma de evolução, libertação de nós mesmos de ninguém menos que nós mesmos numa superação íntima. É necessário para cada um de nós fé e coragem, o poder de tentar e tentar para criar o impensável e receber a glória eterna de nossa própria superação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário